Toxina Botulínica Cirurgia Plástica Dra. Camila Leomil

Toxina Botulínica (botox)

A toxina botulínica é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial. Parecida com o lifting cirúrgico, esta substância é a forma mais popular de redução de rugas faciais.

As rugas fazem você parecer cansado ou até irritado quando não está. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a injeção de toxina botulínica.

A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas.

Indicação

  • Suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos.

Resultado

  • O tempo para se ver o resultado varia com cada pessoa e um pouco com a marca de produto aplicada, mas em média 1 semana. O tempo máximo para surgirem os efeitos é de 10 a 15 dias.

Pós-operatório

  • O paciente deve evitar atividades físicas no dia da aplicação e não deve se deitar por 4 horas após o procedimento.
  • A aplicação de botox não requer restrições de dieta ou de atividades do dia a dia.

Dúvidas frequentes

Qual idade certa para começar a usar o produto?

O uso pode ser feito em qualquer idade adulta, desde que tenhamos claro em nossa mente a expectativa e o resultado para cada faixa etária e paciente. Quanto mais profunda a ruga, maior o contraste de luz e sombra. Ainda que tenhamos uma ruga profunda, “definitiva”, o relaxamento da musculatura subjacente reduz sua profundidade, disfarçando a presença delas.

Para qual tipo de ruga ou linha de expressão ele funciona melhor?

As rugas mais rasas desaparecem com a aplicação da toxina, enquanto as linhas de expressão mais profundas apenas amenizam.

Em quais regiões do rosto o produto é mais eficaz?

O produto é mais eficaz nas partes em que há intensa atividade muscular, com formação de linhas de expressão. Testa (fronte), espaço entre as sobrancelhas (glabela), região logo acima das sobrancelhas, lateral dos olhos e queixo (área do mento).

Qual diferença entre toxina botulínica e ácido hialurônico?

São produtos completamente diferentes. A toxina tem a função de relaxar a musculatura, amenizando rugas. O ácido hialurônico é um preenchedor, utilizado para dar volume em regiões em que é aplicado. Em linhas de expressão muito profundas, como o sulco naso-geniano, conhecido como bigode chinês, o ácido hialurônico tem seu papel. Nos pés de galinha em torno dos olhos, a indicação é o uso da toxina botulínica. São problemas bastante distintos.

Toxina botulínica pode causar algum tipo de deformação?

Não. O edema (inchaço) é possível nos primeiros dias de aplicação, mas é raro e não definitivo. Deformações causadas pela toxina botulínica são extremamente improváveis. No entanto, se não aplicada com cautela e conhecimento pode gerar assimetrias como diferenças de altura das sobrancelhas, queda das pálpebras, paralisias faciais transitórias, além de efeitos desagradáveis, como incontinência dos lábios, levando a paciente a perder o conteúdo intra-oral.